Nessa semana (dia 13 de outubro), completamos um ano da celebração em que o mundo reconhece Irmã Dulce como santa digna dos altares de toda a Igreja. Papa Francisco dirigiu a cerimônia diretamente da Praça São Pedro, no Vaticano e canonizou Santa Dulce dos Pobres. Sim, ELA É DOS POBRES, ou os pobres é que são dela? ?Dos Pobres?, dos fracos, indefesos, doentes e excluídos. Dulce fez de sua vida Dom e Compromisso. Dom: diz-se daquilo que é inato, natural. Aptidão, habilidade, graça. A vida como Dom é a vida como serviço. E isso é algo natural. E, Compromisso: um acordo, um pacto. Diz-se do ato de sustentar uma escolha. E Dulce disse: meu pacto é com os pobres! É essa a minha escolha. E eu a sustento pela força revigorante do evangelho e pela simplicidade encantadora de Jesus. Porque nada mais é o evangelho que a Boa Nova dos nossos pobres. Eles são os nossos juízes. Se queres saber se estamos agindo bem, pergunte ao pobre de sua rua. E pobre, é pobre! Não me venha com essa de pobreza espiritual, de pobreza miserável, de pobreza financeira, material etc etc etc... Pobre é pobre! É pobre de amor, e o amor é compromisso.
Todo o mundo viu e testemunhou a vida de uma jovem mulher que lutou contra toda a estrutura de uma instituição rígida e forte em nome de uma criança ou de um doente que estava tendo a vida ameaçada. Dulce é uma mulher que nos revelou o verdadeiro sentido de doar a própria vida a serviço de quem tem menos esperança que ela mesma. Compromisso batismal, aquele que te joga pra missão. Seria essa a sua escolha? E ser missionário é Dom! Porque inato a ti, porque és Igreja, certo? Sua vida é Dom? É Compromisso? De que lado você está? Por quem você luta, a que defende? Que escolha você sustenta? Quantas e quantas vezes reclamamos por uma liturgia bem celebrada, que ?enche de emoção nosso coração e que nos faça apaixonados por Jesus? alguém me disse! E eu perguntei: ?como assim emoção? Como assim paixão??
ELA É DOS POBRES, e eu? Sou de quem? Estou onde? Faço o que? Ela é dos altares, as ruas são seus altares, a cama do doente é seu altar, o coração do outro é um altar sagrado. A missão é das ruas, o pobre é seu altar, o doente é seu altar, a Eucaristia é seu altar. A honra dos altares já a tinha há muito tempo... ELA É DULCE, Dulce de Deus, ou é Deus em Dulce? ELA É DULCE, Dulce da Igreja ou a Igreja-Dulce? ELA É DULCE. Dulce do Evangelho ou é o Evangelho encarnado em Dulce?
Eu vi o Evangelho vivo e presente! Eu vivo o Evangelho presente... Santa Dulce dos Pobres, aquela ?cujo coração ardia de amor por Vós e pelos irmãos, particularmente os pobres e excluídos, nós vos pedimos: dai-nos idêntico amor pelos necessitados; renovai nossa fé e nossa esperança?, assim se reza a oração oficial por sua santidade e intercessão!
Dos Pobres, e de ninguém mais... Porque deles é a Igreja, o evangelho, a missão e o Cristo... dos pobres, e de ninguém mais... ELA É DULCE DOS ALTARES, dos altares dos pobres!
Frt. Dione Afonso, SDN
Missionário Sacramentino de Nossa Senhora
Foto: Santa Dulce.
Arte de @atelie15 via rede social
15 de outubro de 2020.