
Estamos acostumados a esperar o Jubileu do Bom Jesus de Manhumirim-MG, com grande expectativa, não tanto pelos shows e barraquinhas, mas sobretudo, para fazermos uma caminhada interior com o intuito de nos encontrarmos com o Bom Jesus. Em junho os temas para a reflexão de cada dia já estão escolhidos, as equipes de serviços montadas, as comunidades paroquiais que vêem ao Santuário foram convidadas, os cartazes, folders e faixas confeccionados começam a serem distribuídos, a publicidade nas rádios e demais mídias começam anunciar, até chegar o mês de agosto, o ponto alto da divulgação deste tempo de Kaíros nas terras benditas, onde o Bom Jesus estabeleceu seu trono de amor.
Percebemos que a cidade se transforma, as pessoas ficam mais felizes e receptivas, o movimento na cidade cresce, o comércio fica aquecido, enfim com o Jubileu tudo muda, fica cheio de uma áurea religiosa que transforma os fiéis por dentro. Como é bom celebrar o Jubileu! E este ano como iremos celebrar este tempo de Graça?
Tempos difíceis
Preparar o jubileu em 2020 foi um desafio! Logo que começou o ano veio a enchente que tomou grande parte do comércio, como alguns bairros de nossa querida Manhumirim. A noite do dia 24 de janeiro está viva na memória de muitas pessoas. Grito, choro, angústia... mas, por outro lado, testemunhamos muitos sinais de solidariedade, de compaixão e amizade que iluminou aquela noite marcada pela escuridão das águas turvas e da lama que tomava a cidade. Houve muita tristeza, desânimo e muitos projetos para o início do ano que foram com a lama. O que gerava conforto era vê a coragem e a determinação do nosso povo se levantando em meio aos dias que se sucederam. Passado um mês, as marcar desta tragédia ainda era visível, por outro lado a vida já ia tomando seu curso normal.
Quando tudo parecia voltar ao seu ritmo, formos tomados pela notícia da Pandemia do Coronavírus que ia tomando o mundo. Que tristeza! Que dor! Ver e ouvir por meio das mídias o movimento crescente da Covid 19 até chegar em nós. No começo parecia uma lenda, uma história do passado, de uma ora para outra tudo ficou fechado: Igreja, escolas, creches, instituições que atendem pessoas vulneráveis, bancos, casas, comércios... Ficamos todos enclausurados em nossas casas nos protegendo deste terrível vírus.
Da parte católica as emissoras da Fundação Bom Jesus, as rádios: AM 780, Terra FM e Café FM foram a voz da Igreja, a ponte entre os pastores e as famílias. Quantos programas religiosos, missas, novenas e até a Semana Santa foi transmitida por estas emissoras, pelo Facebook e Youtube. Novos tempos! Exigem de nós criatividade e atitude de se reinventar no tempo de crise.

Jubileu em Tempo de Pandemia
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB e o nosso bispo diocesano nos orientam a fazermos o caminho da precaução, da higiene e do isolamento social. Ainda: pedem-nos a paciência e capacidade de alimentar a fé pela dinâmica da escuta da Palavra de Deus em casa desenvolvendo o carisma da igreja doméstica, a igreja onde o pai e a mãe são os guardiões da fé. Sem deixar de lado a participação das celebrações eucarísticas por meio das diversas mídias. A comunidade científica tem nos alertado sobre a força mortal deste vírus, no momento que escrevemos este artigo ultrapassamos a 100.000 óbitos no Brasil por causa da Covid-19. Quantas histórias e vidas foram dizimadas. Mas, vale lembrar o heroísmo dos profissionais de saúde que são ?Bons Samaritanos? na vida dos enfermos e de suas famílias. De uma coisa estamos certos: todo cuidado é pouco.
Como vamos celebrar o Jubileu do Bom Jesus neste ano?
Seguindo as orientações e normas da Prefeitura Municipal de Manhumirim e do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19 e da Diocese de Caratinga. A Paróquia Bom Jesus de Manhumirim preparou uma programação especial para a realizarmos o 103º do Jubileu do Bom Jesus. Utilizaremos dos meios de comunicação para a transmissão das celebrações eucarísticas e devocionais. O nosso objetivo é celebrar o Jubileu sendo ?Bons Samaritanos?, pois a vida é dom e compromisso; é presente amoroso de Deus, que devemos continuamente cuidar em todas as suas instâncias. Assim, comunicamos nossa programação:
103º JUBILEU DO BOM JESUS DE MANHUMIRIM
Novena do Bom Jesus - 05 a 13 de setembro
7h e 18h ? Missa
15h ? Santo Terço e Benção do Bom Jesus
Abertura do Jubileu do Bom Jesus ? 07 de setembro
7h ? Missa
8h ? Visita da Imagem do Bom Jesus as comunidades urbanas
15h ? Adoração ao Santíssimo Sacramento e Bênção do Bom Jesus
18h ? Missa Solene
Dia do Bom Jesus - 14 de setembro
7h e 15h ? Missa e Benção do Bom Jesus
17h ? Missa Solene e Benção do Bom Jesus
18h ? Carreata com a Imagem do Bom Jesus
Veneração da imagem do Bom Jesus no adro do Santuário
07 a 14 de setembro das 8h às 17h
A imagem do Bom Jesus ficará exposta no adro do Santuário para a veneração dos fiéis, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19. A visitação será permitida apenas com o uso de máscaras faciais, a desinfecção das mãos com álcool 70% e outras medidas de precaução e isolamento.
Transmissão completa da Programação:
· Rádios: Manhumirim AM ? 780 / Terra FM ? 105,7 / Café FM -
· Página no Facebook e canal do YouTube do Santuário Bom Jesus de Manhumirim
· Site: www.fundacaobomjesus.com
Pedimos aos devotos do Bom Jesus que celebrem o Jubileu em suas casas, seguindo a programação junto com sua família através das rádios AM e FM da Fundação Bom Jesus e pelas redes sociais do Santuário. No período de 7 a 14 de Setembro, a imagem do Bom Jesus ficará exposta no adro do Santuário para a veneração individual dos fiéis. Não nos deixemos mover pelo desânimo, façamos um jubileu diferente ornado com a Esperança, a fim de vencermos o medo e inauguramos um novo tempo, pós-pandemia.
Pe. Marcos Antônio Alencar Duarte, SDN
Pároco e Reitor do Santuário Bom Jesus de Manhumirim

Fotos: Andressa Aguiar