builderall

O Jubileu do Bom Jesus e a Cultura do Cuidado

Pe. Marcos Antônio Alencar Duarte, SDN


Setembro, está chegando! E com ele vem um novo ciclo da natureza, com a renovação das matas, das nascentes, dos cafezais, preparação da terra para um novo plantio... É um marco de uma nova estação. É o mês do Jubileu do Bom Jesus. A maior festa religiosa da região. É tempo de buscar Manhumirim, para comprimir as promessas feitas ao Bom Jesus, renovar as esperanças e alimentar a fé escutando a Palavra de Deus, participando da Eucaristia e visitando a imagem do Bom Jesus em seu Santuário.

Manhumirim se renova e se transforma com a celebração do Jubileu. É visível no semblante do povo a alegria deste tempo, o sorriso no rosto, a acolhida aos romeiros, a expectativa dos ricos momentos litúrgicos no Santuário e o encontro com amigos e parentes que há tempos não se encontravam. O jubileu favorece momentos mágicos ?que bom é celebrar o Jubileu!? Assim, exclama o romeiro do Bom Jesus.

O Jubileu tem uma força surpreendente, de atrair as pessoas aos pés do Bom Jesus fazendo pensar sobre sua vida, seus caminhos e projetos. Quantas pessoas mudaram de vida, encontraram um sentido para o seu viver, sararam suas feridas físicas e espirituais no encontro com o Bom Jesus?! O Jubileu tem um poder curativo extraordinário.

Embora vivendo ainda este tempo de pandemia, celebraremos o 104º Jubileu do Bom Jesus, com fé, alegria e muita vontade de ajudar os fiéis a encontrarem no Santuário do Bom Jesus, um espaço de acolhida, oração e de fé. Aqui seguiremos todas as normas da vigilância sanitária e dos órgãos de saúde de nossa cidade, a fim de oferecermos um espaço seguro para todos.



Jubileu em tempo de pandemia


A pandemia da covid 19 tem gerado muitas crises, divisões, conflitos principalmente em nosso país polarizado. A comunidade científica nos alertou sobre a força mortal deste vírus, ano passado quando celebramos o 103º Jubileu o Brasil ultrapassava a casa dos 100.000 brasileiros mortos por causa da covid. Hoje, chegamos a triste marca dos mais de 500.000 mortos por este terrível vírus. Quantas histórias e vidas foram interrompidas. Quanto sofrimento nos leitos dos hospitais, pessoas morrendo por falta de oxigênio e de um atendimento humanizado. É lamentável recordar esses fatos da nossa história.

 Mas, vale lembrar o heroísmo dos profissionais da área da saúde que foram verdadeiros cuidadores dos enfermos e de seus familiares. Muitos deles se contaminaram e outros até morreram por estarem na linha de frente deste combate. Deus seja louvado por esses profissionais. Mas, uma bênção que nos surpreendeu depois do último Jubileu celebrado foi a vacina contra a covid 19. Que maravilha! Ela trouxesse muita esperança para o povo. A Igreja Católica, na sua opção pela vida incentivou os fiéis a tomarem a vacina. Mas, quanta morosidade, politicagem e corrupção até a vacinação chegar à população. Hoje graças a Deus, o número da população vacinada tem aumentado, certamente outro cenário positivo podemos vislumbrar.

 

 

Jubileu e o despertar para cultura do cuidado


A Paróquia do Bom Jesus celebrará o Jubileu tomando todas as medidas e seguindo as orientações da secretaria da saúde de Manhumirim, no que diz respeito ao enfrentamento da covid 19 e utilizaremos todos os meios de comunicações que estiverem ao nosso alcance para levar ao romeiro estes dias de oração e celebrações junto ao Bom Jesus.

As celebrações acontecerão todas no Santuário do Bom Jesus, com limites de vagas. Não faremos agendamento durante o Jubileu. Temos várias celebrações, cada fiel deverá escolher o melhor horário para participar. O Santuário é pequeno, mas prepararemos o salão ao lado do mesmo para acolher os fiéis durante as celebrações. Vamos nos organizar para melhor servir a todos. Por outro lado, pedimos o respeito e a compreensão às normas estabelecidas para celebramos esse tempo de fé. Por isso, temos a alegria de apresentar nossa programação do Jubileu neste tempo de pandemia:

O tema geral do jubileu deste ano está em sintonia com a mensagem do Santo Padre, o Papa Francisco, para o Dia Mundial da Paz deste ano, em que nos chamou a construirmos a cultura do cuidado, neste sentido, o tema iluminativo será: ?Com o Bom Jesus, construindo a cultura do cuidado?.

 

Neste tempo em que vivemos marcados por tantas crises, urge criarmos esta cultura do cuidado, olhando para o próprio Criador que nos deu o exemplo, ao criar o mundo com todo carinho e depositar nas mãos do ser humano a missão de ser guardião da sua obra. A cultura do cuidado deve ser um modo de viver de cada crente no trato consigo mesmo, com as pessoas e com o planeta terra. Vamos fazer do Jubileu um tempo propício para esta reflexão. E Deus nos dê a graça de colher os frutos desta reflexão em nossa vida.

 

A programação do Jubileu acontecerá da seguinte forma:

 

Eventos Pré-jubileu

 

Romaria Virtual ? 01.09 ? início às 15h, Com a Missa e Novena Perpétua ao Bom Jesus de Manhumirim-MG.

 

Live ? Tributo ao Bom Jesus ? 03.09 ? Início ás 19h diretamente do Santuário do Bom Jesus de Manhumrim-MG.

 

Novena do Bom Jesus - 05 a 13 de Setembro

 

A Novena ao Bom Jesus começa antes da abertura oficial do jubileu. Então, nos dias 05 e 06 faremos a novena na missa da 7h. A partir do dia 07 de setembro continuaremos com a novena em todas as celebrações eucarísticas.

Abertura do Jubileu do Bom Jesus ? 07 de setembro 

7h ? Missa

8h ? Visita da Imagem do Bom Jesus às comunidades urbanas

15h ? Missa

18h ? Missa Solene                          

Programação do Jubileu de 08 a 13 de Setembro

7h, 9h, 11h, 13h, 15h [Celebração Penitencial] 16h e 18h ? Missa

Dia do Bom Jesus - 14 de Setembro

7h, 09h, 11h, 13h,15h e 17h ? Missa e Bênção do Bom Jesus

 18h ? Carreata com a Imagem do Bom Jesus

 

Transmissão completa da Programação : Rádio Manhumirim AM e Rádio Terra FM, no Facebook e Canal do You Tube - www.fundacaobomjesus.com


Pedimos aos devotos do Bom Jesus, que moram fora de Manhumirim, ficarem atentos aos horários das celebrações eucarísticas, caso não possam vir, que acompanhem este tempo do Jubileu a partir de sua casa, junto com sua família. Aos nossos paroquianos pedimos a compreensão e o compromisso de seguirem todas as medidas e normas para bem celebrarmos nosso jubileu. Não nos deixemos mover pelo desânimo, façamos um jubileu diferente ornado com a esperança, a fim de vencermos o medo e inauguramos um novo tempo, pós-pandemia.