builderall

Tanto a TV quanto o Rádio têm a brilhante ideia de realizar uma retrospectiva de fim de ano. Provavelmente ela deve acontecer por essa ou na próxima semana. Sem filtros entre as boas ou as nem tão boas lembranças, esse olhar para trás nos faz reviver os momentos marcantes de nossa história. Dessa vez, o 2020 terá, talvez uma das retrospectivas mais amargas que poderemos ouvir e assistir.


Mas toda retrospectiva, sendo de 2020 ou não, nos convida a celebrar pelas pequenas vitórias e alegrias que nos foi proporcionado. Estamos ainda num momento crítico do mundo. Lutamos contra um vírus que nos ameaça a cada dia, que nos põe em perigo constante, mas não podemos nos esquecer que estamos juntos nessa guerra biológica e, nesse mundo nós estamos contra o vírus e não uns contra os outros. Devemos lutar juntos. Sermos respeitosos, responsáveis, cuidar uns dos outros.


É importante recuperar na mente aquela pequena fração de segundo que nos fez sorrir nem que seja por um minuto apenas. Mas que faz de nossa retrospectiva uma alegria vitoriosa. É esse sorriso que deverá ser guardado em nós e que irá ser o combustível necessário pra nos colocar num 2021 fortes e prontos para o novo ano. E se não estivermos prontos, não importa, o ano novo irá nos preparando dia após dia.


É aquela vídeochamada que nos manteve próximos da família, dos amigos e do trabalho. É aquela ligação diária só pra nos perguntar se estamos bem, e para nos afirmar que nosso amigo também está. É aquela presença pelas Redes Sociais que ajudou quem se contaminou com o vírus dizendo todos os dias que ele não está sozinho e que juntos iríamos vencer. E é também aquela lembrança saudosa que ficará para sempre no nosso coração daquele que se foi, mas que foi lutando pra ficar. Isso faz parte dos pequenos momentos felizes que devem nos alimentar e nos manter de pé.


Existe sim a dor da partida, do luto, da morte, da perda, da derrota. Claro, se isso não existisse, nós nunca iríamos nos fortalecer. Prontos, nunca estaremos, mas sempre vamos estar nos preparando, nos fortalecendo, caminhando. Não vamos parar.


Lembre-se do farol que, à beira do mar aponta o caminho para quem está velejando e por alguns minutos se perde. Então, nós todos estamos em alto mar. Mas sempre vai existir uma luz a nos apontar o caminho. Nessa retrospectiva ao olhar para trás, não nos esqueçamos de voltar o olhar para esse farol que nos aponta pra frente e nos guiará para o novo caminho que está para começar.


Frt. Dione Afonso, SDN

Missionário Sacramentino de Nossa Senhora

Foto: O farol aponta pra frente.

Foto de  My pictures are CC0. When doing composings / @jplenio por Pixabay

26 de dezembro de 2020