Associação Amigos do Hospital Pe. Júlio Maria (AAHPJM), fundada em maio de 2020, vem motivando várias campanhas em favor do Hospital de Manhumirim. Atualmente lançou o troco solidário em parceria com as empresas Vidal, dos proprietários Mauro e Norma Vidal.
O projeto foi lançado, no dia 23 de dezembro, no próprio Supermercado Vidal, com a presença de alguns membros da AAHPJM explicando a proposta do Troco Solidário - Em síntese é muito fácil: o funcionário do caixa, no final da compra ao dizer o valor da mesma, fará uma pergunta ao cliente: ?Você deseja doar este troco de alguns centavos ou mais um pouco para o Hospital Pe. Júlio Maria?? Caso a pessoa confirme, de imediato, o cupom fiscal registra a doação.
Anteriormente causou-nos boa impressão o encontro, com os funcionários das empresas Vidal e seus proprietários, para treinamento na execução do Troco solidário. Os funcionários ficaram atentos, interagiram e demostraram interesse e foco. Esse é o segredo da boa liderança, motivar os liderados, fazer um grupo coeso e centrar na meta a ser atingida. Foi uma aula para todos os participantes.
Deus abençoe os funcionários. Eles nos ajudarão a ajudar o Hospital Pe. Júlio Maria


Estamos sempre confiantes na generosidade do nosso povo, pois é uma forma de reconhecer a importância do nosso Hospital, como também demonstrar uma atitude de cuidado para com o mesmo. O Hospital Pe. Júlio Maria, como quase todos os hospitais do Brasil, carece de uma atenção especial por parte de nossos políticos. Ele é uma instituição privado, pois pertence a uma associação administrada por religiosas, as Irmãs Sacramentinas, mas depende quase 100% do poder público, para o seu funcionamento.
Essa casa de saúde necessita do repasse do SUS, dos convênios com as prefeituras, das emendas parlamentares e outras doações. Ao final do mês estas somas mal dão para o pagamento das folhas dos funcionários, compra de materiais e medicamentos para o seu funcionamento. Imaginem as demandas extraordinárias: problemas estruturais no prédio? Consertos de equipamentos? Ou até mesmo situações limites que deixam a diretoria da instituição de pés e mãos atados.
Foi pensando nesta situação que nasceu a Associação Amigos do Hospital Pe. Júlio Maria, não só para buscar recursos para o hospital, mas também para entender sua dinâmica, sua gestão e, a partir daí, colaborar com sugestões e outras ações que possam fortalecer o hospital que é um patrimônio da cidade de Manhumirim, sonhado e implementado pelo Servo de Deus Pe. Júlio Maria, para atender a TODOS.
Pedimos aos homens e mulheres de boa vontade que ajudem nosso hospital, participando do Troco Solidário e de outras ações movidas pela nossa Associação. Como também pedimos ao comércio local, que abrace o Hospital Pe. Júlio Maria. Conclamamos todos os políticos de nossa microrregião a olharem para esta augusta casa com carinho e gratidão, pois são mais de 81 anos cuidando e salvando vidas.
Pe. Marcos Antônio Alencar Duarte, SDN